Primeira Mostra Competitiva de Audiovisual na Rocinha
- 28/04/2015
Evento terá dez dias de cinema na praça
Oficinas, Fórum e Debate fazem parte da programação
Pela primeira vez a favela da Rocinha sediará uma mostra competitiva de audiovisual, que será realizada em praça pública num período de 10 dias consecutivos durante o mês de junho. Na favela, para a favela e com a favela, esse é o objetivo do 1⁰ Cine Favela Festival: a favela e os 450 anos do Rio de Janeiro, que até o dia 15 de maio recebe inscrições de produtores de todo Brasil pelo site: www.cinefavelafestival.com.br.
O 1⁰ Cine Favela Festival é inspirado nas práticas de intervenção de rua desenvolvidas pela TV Tagarela ao longo dos seus 17 anos de atuação na Rocinha que, em parceria com a EntrePontos e com patrocínio da Secretária Municipal de Cultura, realiza esse evento em comemoração aos 450 anos da Cidade Maravilhosa.
A Mostra de filmes acontecerá na Praça Ailton Rosa (próximo ao túnel Zuzu Angel) entre os dias 10 e 19 de junho, das 19h às 23h. Além dos dez dias de exibições, estão previstos o fórum “Audiovisual e Favela” promovendo debate entre produtores e público; realização de oficinas com experimentação de audiovisual; e atividades com câmera aberta. No dia 20 acontecerá o encerramento do festival na Biblioteca Parque da Rocinha C4 - localizada na Estrada da Gávea 454 -, tendo início às 16h com mesa de debates “Acesso à cultura na favela: como, quando, onde e para quem?”, finalizando com cerimônia de premiação e show de encerramento.
Poderão participar da mostra cinematográfica as obras que tenham a favela e/ou o favelado como tema, personagem ou contexto, em diferentes formatos de captação (digital, celular etc.) e linguagens (web-vídeos, curta-metragem, média-metragem, longa-metragem ou vídeo-mapping), de qualquer ano de realização. Os prêmios serão divididos em dez categorias: melhor curta documentário, melhor curta ficção, melhor média/longa documentário, melhor média/longa ficção, melhor videoclipe musical, melhor obra experimental, melhor animação, melhor obra favela ontem, melhor obra favela hoje e o Prêmio Eduardo Coutinho – Melhor Obra Júri Popular votada pelo público presente em cada sessão.
Nas comemorações dos 450 anos da Cidade do Rio de Janeiro, o Cine Favela Festival é uma excelente oportunidade para refletir sobre a importância das favelas no cotidiano da cidade em diferentes perspectivas - sobretudo pelo ponto de vista dos próprios favelados. Não deixe de participar, contribuindo para que esse festival seja uma possibilidade democrática de acesso popular ao cinema brasileiro.
SERVIÇO:
1⁰ Cine Favela Festival: as favelas e os 450 anos do Rio de Janeiro
13 de abril a 15 de maio de 2015 - Inscrições pelo site e envio das obras pelos correios para participação;
01 de junho de 2015 - Resultado dos Selecionados no site www.cinefavelafestival.com.br;
10 a 19 de junho - Mostra Competitiva do Cine Favela Festival, a partir das 19h, na Praça Ailton Rosa; Auto-Estrada Lagoa-Barra, Rocinha (próximo ao túnel Zuzu Angel);
11,15 e 17 de junho - Oficinas de experimentação de Audiovisual na Praça Ailton Rosa às 17 horas - Inscrições com os organizadores das atividades no local;
19 de junho - Fórum “Audiovisual e Favela” às 19h - atividade aberta ao público sem necessidade de inscrição;
20 de junho - Encerramento do festival com Mesa Redonda “Acesso à cultura na favela: como, quando, onde e para quem?” na Biblioteca Parque da Rocinha – C4, seguido de cerimônia de premiação e show de encerramento – tendo início ás 16h.
Informações:
www.cinefavelafestival.com.br; e-mail: inscricao@cinefavelafestival.com.br
Assessoria de Imprensa: Landa Araújo (landaaraujo@gmail.com) – (21) 97236-0089
Tweet